Curso Marketing de Cerveja:
Comunicação e Estratégia para Negócios Cervejeiros

O curso aborda desde conceitos básicos sobre cerveja artesanal, harmonização e mercado cervejeiro, até conceitos e cases de marketing, publicidade, administração e marketing digital aplicados ao universo da cerveja, com exercícios práticos e atividades complementares. Ideal para todos que trabalham com cervejas artesanais e profissionais das áreas de comunicação e estratégia que queiram ingressar no ramo cervejeiro.

 

Inscrições abertas - 2018

Somos do Rio de Janeiro, por isso faremos duas turmas na cidade, sendo uma à noite (para quem trabalha ou estuda em horário comercial) e outra durante o dia (pensada em quem trabalha em bar). Para viabilizar a realização do curso em outras cidades, o formato é intensivo (em uma semana), mas com a mesma carga horária. Em 2018 serão 7 turmas do curso de Marketing de Cerveja, clique em um dos links abaixo para mais informações:

 

Rio de Janeiro (diurno)

23 de julho a 02 de agosto de 2018

São Paulo/SP

20 a 25 de agosto de 2018

 

Florianópolis/SC

24 a 29 de setembro de 2018

Curitiba/PR

22 a 27 de outubro de 2018

Recife/PE

05 a 10 de novembro de 2018

 

Edições anteriores - 2017/2018

 

Rio de Janeiro (noturno)

13 a 31 de março de 2017
[1ª edição]

 

Ribeirão Preto/SP

6 a 11 de novembro de 2017
[4ª edição]

Porto Alegre/RS

31 de julho a 5 de agosto de 2017
[2ª edição]

 

Rio de Janeiro (noturno)

30 de abril a 17 de maio de 2018
[5ª edição]

Rio de Janeiro (diurno)

21 a 31 de agosto de 2017
[3ª edição]

 

Brasília/DF

21 a 26 de maio de 2018
[6ª edição]

 

Professores:

  ÉRICA BARBOSA  -   Fundadora do MARKETING CERVEJEIRO, é FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, extensão em Jornalismo Gastronômico pela FACHA E PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE (BLUMENAU), CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS artesanais DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

ÉRICA BARBOSA - Fundadora do MARKETING CERVEJEIRO, é FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, extensão em Jornalismo Gastronômico pela FACHA E PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE (BLUMENAU), CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS artesanais DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

  RAFA MOSCHETTA  - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS O QUAL PROMOVE O EVENTO IPA DAY BRASIL EM RIBEIRÃO PRETO.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS O QUAL PROMOVE O EVENTO IPA DAY BRASIL EM RIBEIRÃO PRETO.

  BIA AMORIM  - SOMMELIÈRE DE CERVEJAS CERTIFICADA PELA DOEMENS E FORMADA EM HOTELARIA, COM PÓS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. TRABALHA NA ÁREA GASTRONÔMICA DESDE 2001, E ATUOU COMO GESTORA DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO. POSSUI EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA EM FACULDADE DE GASTRONOMIA E PELO SCIENCE OF BEER, E HOJE É FUNDADORA DA REVISTA FAROFA MAGAZINE E DA AGÊNCIA POR OBSÉQUIO. TAMBÉM ATUA COMO GUIA ETÍLICA, PALESTRANTE E COLUNISTA DA MIXOLOGY NEWS E PAPO DE HOMEM.

BIA AMORIM - SOMMELIÈRE DE CERVEJAS CERTIFICADA PELA DOEMENS E FORMADA EM HOTELARIA, COM PÓS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. TRABALHA NA ÁREA GASTRONÔMICA DESDE 2001, E ATUOU COMO GESTORA DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO. POSSUI EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA EM FACULDADE DE GASTRONOMIA E PELO SCIENCE OF BEER, E HOJE É FUNDADORA DA REVISTA FAROFA MAGAZINE E DA AGÊNCIA POR OBSÉQUIO. TAMBÉM ATUA COMO GUIA ETÍLICA, PALESTRANTE E COLUNISTA DA MIXOLOGY NEWS E PAPO DE HOMEM.

  AMANDA HENRIQUES  - EDITORA DO BLOG MARIA CEVADA, UM DOS PRINCIPAIS PORTAIS CERVEJEIROS DO BRASIL. É JORNALISTA PELA UFF COM MBA EM MARKETING PELA FGV E ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, ALÉM DE SOMMELIÈRE PELO INSTITUTO DA CERVEJA DO BRASIL. ACUMULA A EXPERIÊNCIA DE 11 ANOS EM COMUNICAÇÃO NA GLOBOSAT, SENDO HOJE RESPONSÁVEL PELA ÁREA DIGITAL DOS CANAIS ADULTOS. EM PARALELO, PRODUZ CONTEÚDO CERVEJEIRO DESDE 2013 ATRAVÉS DO SEU BLOG, MÍDIAS SOCIAIS E YOUTUBE.

AMANDA HENRIQUES - EDITORA DO BLOG MARIA CEVADA, UM DOS PRINCIPAIS PORTAIS CERVEJEIROS DO BRASIL. É JORNALISTA PELA UFF COM MBA EM MARKETING PELA FGV E ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, ALÉM DE SOMMELIÈRE PELO INSTITUTO DA CERVEJA DO BRASIL. ACUMULA A EXPERIÊNCIA DE 11 ANOS EM COMUNICAÇÃO NA GLOBOSAT, SENDO HOJE RESPONSÁVEL PELA ÁREA DIGITAL DOS CANAIS ADULTOS. EM PARALELO, PRODUZ CONTEÚDO CERVEJEIRO DESDE 2013 ATRAVÉS DO SEU BLOG, MÍDIAS SOCIAIS E YOUTUBE.

  BENTO FERREIRA  - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, HOMEBREWER E BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE, CERTIFICADO PELA DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ MAIS DE 10 ANOS, SENDO OS 5 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE/RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA REVISTA BEER ART.

BENTO FERREIRA - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, HOMEBREWER E BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE, CERTIFICADO PELA DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ MAIS DE 10 ANOS, SENDO OS 5 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE/RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA REVISTA BEER ART.

  LAURA AGUIAR  - ENGENHEIRA DE ALIMENTOS PELA UFRGS COM PÓS EM MARKETING PELA ESPM E EM GESTÃO DE PROJETOS PELA FGV, TÉCNICA CERVEJEIRA PELO SENAI, MESTRE CERVEJEIRA PELA UNIVERSITY OF CALIFORNIA DAVIS (EUA) E SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA DESDE 2007 NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA, ONDE JÁ ATUOU EM MALTARIAS E CERVEJARIAS NAS ÁREAS DE PROCESSO, QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO. HOJE É MESTRE CERVEJEIRA DA AMBEV.

LAURA AGUIAR - ENGENHEIRA DE ALIMENTOS PELA UFRGS COM PÓS EM MARKETING PELA ESPM E EM GESTÃO DE PROJETOS PELA FGV, TÉCNICA CERVEJEIRA PELO SENAI, MESTRE CERVEJEIRA PELA UNIVERSITY OF CALIFORNIA DAVIS (EUA) E SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA DESDE 2007 NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA, ONDE JÁ ATUOU EM MALTARIAS E CERVEJARIAS NAS ÁREAS DE PROCESSO, QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO. HOJE É MESTRE CERVEJEIRA DA AMBEV.

  EDSON CARVALHO  - EDITOR DO BLOG VIAJANTE CERVEJEIRO, FORMADO EM PUBLICIDADE, PÓS-GRADUADO EM MARKETING NA ESPANHA E SOMMELIER DE CERVEJAS PELA ABS. FOI GESTOR DE MARKETING NA FRANQUIA  MESTRE-CERVEJEIRO.COM  DE 2012 A 2014, QUANDO INICIOU SUA VIAGEM CERVEJEIRA. DURANTE SUA SAGA PELO BRASIL, PÔDE ACOMPANHAR NA PRÁTICA AS AÇÕES QUE CERVEJARIAS E BARES DESENVOLVEM PARA ATRAIR SEUS PÚBLICOS. HOJE ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO SOBRE SUA VIAGEM CERVEJEIRA E É CURADOR DO CLUBE BEER FLAKES.

EDSON CARVALHO - EDITOR DO BLOG VIAJANTE CERVEJEIRO, FORMADO EM PUBLICIDADE, PÓS-GRADUADO EM MARKETING NA ESPANHA E SOMMELIER DE CERVEJAS PELA ABS. FOI GESTOR DE MARKETING NA FRANQUIA MESTRE-CERVEJEIRO.COM DE 2012 A 2014, QUANDO INICIOU SUA VIAGEM CERVEJEIRA. DURANTE SUA SAGA PELO BRASIL, PÔDE ACOMPANHAR NA PRÁTICA AS AÇÕES QUE CERVEJARIAS E BARES DESENVOLVEM PARA ATRAIR SEUS PÚBLICOS. HOJE ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO SOBRE SUA VIAGEM CERVEJEIRA E É CURADOR DO CLUBE BEER FLAKES.

  TAIGA CAZARINE  - JORNALISTA, SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE, MESTRE EM ESTILOS PELO ICB E TECNÓLOGA EM PRODUÇÃO DE CERVEJA PELO SENAI. ACUMULA A EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS NO JORNALISMO, SENDO OS 4 ÚLTIMOS DEDICADOS AO RAMO CERVEJEIRO. FOI IDEALIZADORA DO PROGRAMA CERVEJA DE CONTEÚDO DA RÁDIO CBN EM RIBEIRÃO PRETO, DOCENTE DO SENAC, GERENTE NO SÃO PAULO TAP HOUSE, CURADORA DO APP CORPORATIVO BEER LOVERS DA AMBEV E HOJE É BEER HUNTRESS DO E-COMMERCE BEER (ANTIGO WBEER).

TAIGA CAZARINE - JORNALISTA, SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE, MESTRE EM ESTILOS PELO ICB E TECNÓLOGA EM PRODUÇÃO DE CERVEJA PELO SENAI. ACUMULA A EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS NO JORNALISMO, SENDO OS 4 ÚLTIMOS DEDICADOS AO RAMO CERVEJEIRO. FOI IDEALIZADORA DO PROGRAMA CERVEJA DE CONTEÚDO DA RÁDIO CBN EM RIBEIRÃO PRETO, DOCENTE DO SENAC, GERENTE NO SÃO PAULO TAP HOUSE, CURADORA DO APP CORPORATIVO BEER LOVERS DA AMBEV E HOJE É BEER HUNTRESS DO E-COMMERCE BEER (ANTIGO WBEER).

  Douglas Issa  - Publicitário com mais de 10 anos de experiência, HOMEBREWER e Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil. É sócio proprietário da agência de propaganda Coletivo Raiz, onde atua como designer de rótulos, consultor de comunicação para negócios cervejeiros e palestrante. Foi aluno do Marketing Cervejeiro, onde desenvolveu o projeto da Casa Orc e inaugurou seu 2º empreendimento, um espaço de coworking associado a um bar, que tem objetivo de fomentar a cultura colaborativa.

Douglas Issa - Publicitário com mais de 10 anos de experiência, HOMEBREWER e Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil. É sócio proprietário da agência de propaganda Coletivo Raiz, onde atua como designer de rótulos, consultor de comunicação para negócios cervejeiros e palestrante. Foi aluno do Marketing Cervejeiro, onde desenvolveu o projeto da Casa Orc e inaugurou seu 2º empreendimento, um espaço de coworking associado a um bar, que tem objetivo de fomentar a cultura colaborativa.

Depoimentos:

Foi uma experiência única! As aulas são extremamente dinâmicas e com todos os temas muito bem abordados pelos professores, que também merecem um elogio à parte. Todos bem capacitados e com uma facilidade de transmitir seus conhecimentos e experiências do mercado cervejeiro de uma forma objetiva. Super recomendo a todos que querem adentrar ao mercado com uma visão mais ampla e moderna.
— Lucas Santos, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
A atenção e dedicação que a Érica transparece faz com que nós alunos nos dediquemos de forma ampla, tentando acertar ao máximo no projeto final. A participação de outros palestrantes envolve mais ainda nossa atenção. Saímos praticamente com o projeto pronto, bastando apenas ajustar e pôr em prática. Parabéns à Érica e ao grande projeto do Marketing Cervejeiro. Que cresça cada vez mais nosso universo cervejeiro.
— Samir Costa, Uberaba/MG (aluno da 4ª turma, em Ribeirão Preto)
Um dos melhores que fiz! Ótimo curso e me abriu muitas portas. Vale demais o investimento!
— Jéssica Lopes, Pelotas/RS (aluna da 2ª turma, em Porto Alegre)
Curso excelente, com uma boa mescla de características que garantem seu sucesso: organização, didática, conteúdo abrangente e atualizado focado no mundo cervejeiro, atividades dentro e fora de sala de aula, professores convidados referências no mercado cervejeiro e exercícios em grupo que garantem sinergia e troca de experiências entre os alunos do curso.
— Jorge Heraldo, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 3ª turma, no Rio de Janeiro)
Professores de alto padrão, conteúdo relevante, detalhes importantes sobre marketing, novas metodologias aplicadas ao mercado, material didático de fácil consulta e muitas novidades para o universo cervejeiro. Fiz bons amigos e conheci grandes pessoas no curso de Marketing Cervejeiro. Já estou aplicando tudo o que aprendi em novos projetos. Parabéns, Érica!
— Douglas Issa, Pedro Leopoldo/MG (aluno da 3ª turma, no Rio de Janeiro)
O curso foi maravilhoso! Trabalho de ótima qualidade, conteúdo excepcional e super bem organizado. Estou muito feliz, pois foi além das minhas expectativas. Parabéns pelo trabalho e dedicação.
— Luciana Góes, Rio de Janeiro/RJ (aluna da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
Excelente! Já tinha feito outros cursos do universo cervejeiro, mas nunca algum que abordasse a perspectiva do marketing. O comprometimento da Érica em criar o curso e selecionar os professores com certeza foi algo que ficou evidente durante as aulas. Recomendo muito!
— João Gabriel Muniz, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
O curso é ótimo! Tem um formato bem intensivo, dinâmico, com um excelente conteúdo e transmitido por profissionais de primeira. Com certeza te ajuda a ver o mercado cervejeiro de diferentes pontos, seja como cervejaria, bar, e-commerce... Só tenho a agradecer.
— Vitor Callado, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
Sou do interior de São Paulo, de uma cidade chamada Itapira, e vim para o Rio fazer o curso do Marketing Cervejeiro. Valeu muito a pena, tenho certeza que vou ter ótimos resultados daqui pra frente!
— Matheus Bosso, Itapira/SP (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
Este curso me proporcionou uma completa imersão no mundo cervejeiro. Profissionais extremamente competentes, superou todas as minhas expectativas! Estou muito segura em aplicar tudo o que eu aprendi neste curso tão dinâmico, tenho certeza que terei excelentes resultados.
— Alessandra Rohr, Rio de Janeiro/RJ (aluna da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
O formato do curso é ótimo! Defino como dinâmico, agressivo e focado em resultado, tudo isso voltado para o mercado cervejeiro. Hoje me sinto mais preparado para seguir com o meu projeto de cervejaria cigana. Agradeço à ótima equipe de professores (Érica, Padilha, Bento e Amanda).
— Fabio Oliveira, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
O curso é maravilhoso! Foi uma semana de imersão ao conhecimento, com professores ótimos e aula super dinâmica. Saí do curso querendo aplicar tudo que aprendi, super indico!
— Nilana Rodrigues, Florianópolis/SC (aluna da 2ª turma, em Porto Alegre)