São Paulo / SP

Período: 20 a 25 de agosto de 2018 (6 dias)
Horário: 2ª a 6ª das 9h às 18h e sábado das 9h às 14h
Carga Horária: 45 horas
Local: a confirmar


Professores

ÉRICA BARBOSA - FUNDADORA DO MARKETING CERVEJEIRO, É FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

ÉRICA BARBOSA - FUNDADORA DO MARKETING CERVEJEIRO, É FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS A QUAL PROMOVE OS EVENTOS IPA DAY EM RIBEIRÃO PRETO E A PINT WITH THE QUEEN, EM SÃO PAULO.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS A QUAL PROMOVE OS EVENTOS IPA DAY EM RIBEIRÃO PRETO E A PINT WITH THE QUEEN, EM SÃO PAULO.

BIA AMORIM - SOMMELIÈRE DE CERVEJAS CERTIFICADA PELA DOEMENS E FORMADA EM HOTELARIA, COM PÓS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. TRABALHA NA ÁREA GASTRONÔMICA DESDE 2001, E ATUOU COMO GESTORA DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO. POSSUI EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA EM FACULDADE DE GASTRONOMIA E PELO SCIENCE OF BEER, E HOJE É FUNDADORA DA REVISTA FAROFA MAGAZINE E DA AGÊNCIA POR OBSÉQUIO. TAMBÉM ATUA COMO GUIA ETÍLICA, PALESTRANTE E COLUNISTA DA MIXOLOGY NEWS E PAPO DE HOMEM.

BIA AMORIM - SOMMELIÈRE DE CERVEJAS CERTIFICADA PELA DOEMENS E FORMADA EM HOTELARIA, COM PÓS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. TRABALHA NA ÁREA GASTRONÔMICA DESDE 2001, E ATUOU COMO GESTORA DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO. POSSUI EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA EM FACULDADE DE GASTRONOMIA E PELO SCIENCE OF BEER, E HOJE É FUNDADORA DA REVISTA FAROFA MAGAZINE E DA AGÊNCIA POR OBSÉQUIO. TAMBÉM ATUA COMO GUIA ETÍLICA, PALESTRANTE E COLUNISTA DA MIXOLOGY NEWS E PAPO DE HOMEM.

TAIGA CAZARINE - JORNALISTA, SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE, MESTRE EM ESTILOS PELO ICB E TECNÓLOGA EM PRODUÇÃO DE CERVEJA PELO SENAI. ACUMULA A EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS NO JORNALISMO, SENDO OS 4 ÚLTIMOS DEDICADOS AO RAMO CERVEJEIRO. FOI IDEALIZADORA DO PROGRAMA CERVEJA DE CONTEÚDO DA RÁDIO CBN EM RIBEIRÃO PRETO, DOCENTE DO SENAC, GERENTE NO SÃO PAULO TAP HOUSE, CURADORA DO APP CORPORATIVO BEER LOVERS DA AMBEV E HOJE É BEER HUNTRESS DO E-COMMERCE WBEER.

TAIGA CAZARINE - JORNALISTA, SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE, MESTRE EM ESTILOS PELO ICB E TECNÓLOGA EM PRODUÇÃO DE CERVEJA PELO SENAI. ACUMULA A EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS NO JORNALISMO, SENDO OS 4 ÚLTIMOS DEDICADOS AO RAMO CERVEJEIRO. FOI IDEALIZADORA DO PROGRAMA CERVEJA DE CONTEÚDO DA RÁDIO CBN EM RIBEIRÃO PRETO, DOCENTE DO SENAC, GERENTE NO SÃO PAULO TAP HOUSE, CURADORA DO APP CORPORATIVO BEER LOVERS DA AMBEV E HOJE É BEER HUNTRESS DO E-COMMERCE WBEER.


Ementa das Disciplinas

1 - O Universo das Cervejas Artesanais
• Cerveja Artesanal x Cerveja Mainstream
• A História da Cerveja
• Insumos Cervejeiros
• Processo de Produção
• Escolas Cervejeiras
• Estilos de Cerveja
• Degustação Guiada

2 - Mercado Cervejeiro
• Estrutura do Mercado Cervejeiro
• Canais de Distribuição
• O Mercado em Números: Crescimento e Declínio
• Fusões e Aquisições

3 - Introdução ao Marketing
• Conceitos de Marketing
• Planejamento Estratégico
• Comportamento do Consumidor
• Posicionamento e Branding
• Inbound Marketing

4 - Inovação em Negócios Cervejeiros
• Oceanos Azuis x Oceanos Vermelhos
• Design Thinking
• Como Estruturar o Modelo de Negócio

5 - Administração de Negócios Gastronômicos
• Conceitos de Administração
• Gestão de Pessoas em Ambiente Informal
• Gestão Financeira
• Quantificação de Investimentos & ROI
• Estratégias de Precificação
• Seleção de Carta de Cervejas
• Conceitos de Harmonização
• Degustação de Harmonizações

6 - Publicidade
• Conceitos de Publicidade
• Criação de Rótulos de Cerveja
• Concursos Cervejeiros
• Assessoria de Imprensa
• Canais de Comunicação
• Comunicação Integrada
 

7 - Marketing Digital
• Presença Digital
• E-mail Marketing
• Gerenciamento de Mídias Digitais
• Planejamento de Conteúdo
• Como Criar Anúncios no Facebook, Instagram e Google
• Rankeamento Orgânico do Google (SEO)
• YouTube Marketing
• Blogs e Influenciadores

8 - Organização de Eventos
• Tipos de Eventos Cervejeiros
• Planejamento e Execução de Eventos
• Equipe e Parcerias
• Divulgação de Eventos

9 - Lançamento no Mercado
• Como Abrir uma Microcervejaria
• Como Abrir um Bar ou Restaurante
• Como Abrir um Food Truck


Investimento:

R$ 3.000,00 pelo PagSeguro (em 3x sem juros ou até 12x com acréscimo) ou R$ 2.700,00 por depósito  (10% de desconto à vista)