Rio de Janeiro / RJ

Período: 6, 20, 21 e 27 de outubro + 10 e 11 de novembro de 2018
Horário: sábado e domingo das 9h às 18h - sendo o último dia 21 até às 14h
Carga Horária: 45 horas
Local: Lamas Brew Shop (2º andar - Sala de Treinamento)
Rua do Rosário, 30 - Centro
Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20041-000
[Próximo à estação de metrô Uruguaiana e CCR Barcas]


Professores

  ÉRICA BARBOSA  -   FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS, E MESTRE EM ESTILOS PELO ICB. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

ÉRICA BARBOSA - FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS, E MESTRE EM ESTILOS PELO ICB. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

  LEONARDO GIL -  FORMADO EM PUBLICIDADE PELA PUC-RIO COM EXTENSÃO EM MARKETING PELO COPPEAD/UFRJ. SÓCIO FUNDADOR DA CERVEJARIA CARIOCA THREE MONKEYS BEER, ONDE É RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO. TAMBÉM É DIRETOR DE MARKETING DA AMACERVA-RJ (ASSOCIAÇÃO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS DO RIO DE JANEIRO), QUE VISA REPRESENTAR OS INTERESSES COMERCIAIS, ECONÔMICOS E REGULATÓRIOS DO SETOR NO ESTADO DO RIO.

LEONARDO GIL - FORMADO EM PUBLICIDADE PELA PUC-RIO COM EXTENSÃO EM MARKETING PELO COPPEAD/UFRJ. SÓCIO FUNDADOR DA CERVEJARIA CARIOCA THREE MONKEYS BEER, ONDE É RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO. TAMBÉM É DIRETOR DE MARKETING DA AMACERVA-RJ (ASSOCIAÇÃO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS DO RIO DE JANEIRO), QUE VISA REPRESENTAR OS INTERESSES COMERCIAIS, ECONÔMICOS E REGULATÓRIOS DO SETOR NO ESTADO DO RIO.

  RAFA MOSCHETTA  - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS O QUAL PROMOVE O EVENTO IPA DAY BRASIL EM RIBEIRÃO PRETO.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS O QUAL PROMOVE O EVENTO IPA DAY BRASIL EM RIBEIRÃO PRETO.

  BENTO FERREIRA  - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, HOMEBREWER E BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE, CERTIFICADO PELA DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ MAIS DE 10 ANOS, SENDO OS 5 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE/RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA REVISTA BEER ART.

BENTO FERREIRA - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, HOMEBREWER E BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE, CERTIFICADO PELA DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ MAIS DE 10 ANOS, SENDO OS 5 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE/RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA REVISTA BEER ART.


Ementa das Disciplinas

1 - O Universo das Cervejas Artesanais
• Cerveja Artesanal x Cerveja Mainstream
• A História da Cerveja
• Insumos Cervejeiros
• Processo de Produção
• Escolas Cervejeiras
• Estilos de Cerveja
• Degustação Guiada

2 - Mercado Cervejeiro
• Estrutura do Mercado Cervejeiro
• Canais de Distribuição
• O Mercado em Números: Crescimento e Declínio
• Fusões e Aquisições

3 - Introdução ao Marketing
• Conceitos de Marketing
• Planejamento Estratégico
• Comportamento do Consumidor
• Posicionamento e Branding
• Inbound Marketing

4 - Inovação em Negócios Cervejeiros
• Oceanos Azuis x Oceanos Vermelhos
• Design Thinking
• Como Estruturar o Modelo de Negócio

5 - Administração de Negócios Gastronômicos
• Conceitos de Administração
• Gestão de Pessoas em Ambiente Informal
• Gestão Financeira
• Quantificação de Investimentos & ROI
• Estratégias de Precificação
• Seleção de Carta de Cervejas
• Conceitos de Harmonização
• Degustação de Harmonizações

6 - Publicidade
• Conceitos de Publicidade
• Criação de Rótulos de Cerveja
• Concursos Cervejeiros
• Assessoria de Imprensa
• Canais de Comunicação
• Comunicação Integrada
 

7 - Marketing Digital
• Presença Digital
• E-mail Marketing
• Gerenciamento de Mídias Digitais
• Planejamento de Conteúdo
• Como Criar Anúncios no Facebook e Instagram
• Rankeamento Orgânico do Google (SEO)
• YouTube Marketing
• Blogs e Influenciadores

8 - Organização de Eventos
• Tipos de Eventos Cervejeiros
• Planejamento e Execução de Eventos
• Equipe e Parcerias
• Divulgação de Eventos


Investimento:

Cartão de Crédito: R$ 3.000,00 em 5x sem juros de R$ 600,00
Parcelamento por Boleto: R$ 3.000,00 em 4x sem juros de R$ 750,00
Depósito à vista: R$ 2.700,00 (10% de desconto)

 
 
 

Desconto de 20% exclusivo para associados da ABRACERVA e de 10% para associados da ACervA.
Necessário enviar seu número de inscrição por e-mail para validar: contato@marketingcervejeiro.com.br