Rio de Janeiro / RJ (Noturno)

Período: 14 a 31 de outubro de 2019
Horário: 2ª a 5ª das 18:45 às 22:30
Carga Horária: 45 horas
Local: a definir
Vagas: 15 alunos


Ementa das Disciplinas

1 - O Universo das Cervejas Artesanais
• Cerveja Artesanal x Cerveja Mainstream
• A História da Cerveja
• Insumos Cervejeiros
• Processo de Produção
• Escolas Cervejeiras
• Estilos de Cerveja
• Degustação Guiada

2 - Mercado Cervejeiro
• Estrutura do Mercado Cervejeiro
• Canais de Distribuição
• O Mercado em Números: Crescimento e Declínio
• Fusões e Aquisições

3 - Introdução ao Marketing
• Conceitos de Marketing
• Planejamento Estratégico
• Comportamento do Consumidor
• Posicionamento e Branding
• Inbound Marketing

4 - Inovação em Negócios Cervejeiros
• Oceanos Azuis x Oceanos Vermelhos
• Design Thinking
• Como Estruturar o Modelo de Negócio

5 - Administração de Negócios Gastronômicos
• Conceitos de Administração
• Gestão de Pessoas em Ambiente Informal
• Gestão Financeira
• Quantificação de Investimentos & ROI
• Estratégias de Precificação
• Seleção de Carta de Cervejas
• Conceitos de Harmonização
• Degustação de Harmonizações

6 - Publicidade
• Conceitos de Publicidade
• Criação de Rótulos de Cerveja
• Concursos Cervejeiros
• Assessoria de Imprensa
• Canais de Comunicação
• Comunicação Integrada
 

7 - Marketing Digital
• Presença Digital
• E-mail Marketing
• Gerenciamento de Mídias Digitais
• Planejamento de Conteúdo
• Como Criar Anúncios no Facebook e Instagram
• Rankeamento Orgânico do Google (SEO)
• YouTube Marketing
• Blogs e Influenciadores

8 - Organização de Eventos
• Tipos de Eventos Cervejeiros
• Planejamento e Execução de Eventos
• Equipe e Parcerias
• Divulgação de Eventos


Professores:

marketing-cervejeiro-erica-barbosa-sommelier-de-cervejas-bartender.png

Érica Barbosa - Bacharel em Marketing com pós em Marketing Digital pela ESPM, formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV, extensão em Jornalismo Gastronômico pela FACHA e programa do Harvard Business Review. Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte / Doemens, Mestre em Estilos pelo ICB e Bartender pelo Senac, com cursos de Harmonização, Análise Sensorial, Homebrewer e Tecnologia em Processos Cervejeiros pelo Science of Beer. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas artesanais do RJ e Gestora de Inbound Marketing no e-commerce The Beer Planet. Hoje é fundadora do Marketing Cervejeiro, palestrante e jurada de concursos.

marketing-cervejeiro-professor-leo-gil-curso-marketing-de-cerveja.png

Léo Gil - Formado em Publicidade pela PUC-Rio com extensão em Marketing pela COPPEAD/UFRJ. Sócio fundador da cervejaria carioca Three Monkeys Beer, onde é responsável pela área de Marketing e Comunicação. Também é diretor de Marketing da AMACERVA-RJ (Associação de Microcervejarias Artesanais do Rio de Janeiro), que visa representar os interesses comerciais, econômicos e regulatórios do setor no estado do Rio.

marketing-cervejeiro-professora-luana-cloper-sommelier-de-cervejas-mondial-de-la-biere.png

Luana Cloper - Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM-RJ. Tem formação em Management pelo IBEMEC-RJ e como Beer Sommelière pelo Instituto da Cerveja Brasil. Atua no segmento de Eventos há 12 anos e desde 2015 está à frente do Mondial de La Bière Rio e São Paulo, da Brasil Brau e do Sirha, sendo responsável pelo segmento de Eventos de Alimentos & Bebidas da GL Events Exhibitions.


O curso inclui:

• Plano de Marketing desenvolvido em aula com mentoria personalizada no projeto de cada aluno
• Degustação de cervejas e de harmonizações
• Apostila impressa com os slides + caneta para anotações
• Amostras de tipos de papel e impressão de rótulos de cerveja
• Materiais complementares em arquivo digital
• Grupo no Facebook para compartilhar atualizações do mercado, vídeos e matérias relevantes
• Lista de fornecedores
• Certificado de conclusão


Investimento:

Cartão de Crédito: R$ 3.000,00 em 5x sem juros de R$ 600,00
Depósito à vista: R$ 2.700,00 (10% de desconto)
Parcelamento por Boleto: Parcelas equivalentes aos meses que faltam para o curso (Ex.: Se a turma for acontecer daqui a 8 meses, poderá parcelar em até 8x sem juros)

 
 

Desconto de 10% exclusivo para associados da ABRACERVA e de 5% para associados da ACervA.
Necessário enviar seu número de inscrição por e-mail para validar: contato@marketingcervejeiro.com.br