Ribeirão Preto / SP

Período: 6 a 11 de novembro de 2017 (6 dias)
Horário: 2ª a 6ª das 8h às 17h e sábado das 8h às 13h
Carga Horária: 45 horas
Local: Flat Bassano Vaccarini
Rua Barão do Amazonas, 788 - Centro
Ribeirão Preto - SP | CEP: 14010-120


Professores

Érica Barbosa - Formada em Marketing, com pós-graduação em Marketing Digital pela ESPM, formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review. Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau), certificada pela Doemens Akademie. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio e hoje é Gestora de inbound marketing no e-commerce The Beer Planet e proprietária do Marketing Cervejeiro.

Érica Barbosa - Formada em Marketing, com pós-graduação em Marketing Digital pela ESPM, formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review. Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau), certificada pela Doemens Akademie. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio e hoje é Gestora de inbound marketing no e-commerce The Beer Planet e proprietária do Marketing Cervejeiro.

Rafa Moschetta - Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Marketing pela ESPM e Sommelier de Cerveja certificado pela Doemens. Ingressou no mercado cervejeiro em 2011, quando atuou como Gestor de Marketing da Cervejaria Colorado por cerca de 3 anos. Hoje é proprietário da cervejaria Weird Barrel Brewing Co. e da Academia de Ideias Cervejeiras, estúdio de consultoria para cervejarias a qual promove os eventos IPA Day em Ribeirão Preto e A Pint With The Queen, em São Paulo.

Rafa Moschetta - Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Marketing pela ESPM e Sommelier de Cerveja certificado pela Doemens. Ingressou no mercado cervejeiro em 2011, quando atuou como Gestor de Marketing da Cervejaria Colorado por cerca de 3 anos. Hoje é proprietário da cervejaria Weird Barrel Brewing Co. e da Academia de Ideias Cervejeiras, estúdio de consultoria para cervejarias a qual promove os eventos IPA Day em Ribeirão Preto e A Pint With The Queen, em São Paulo.

Amanda Henriques - Editora do blog Maria Cevada, um dos principais portais cervejeiros do Brasil. É jornalista pela UFF com MBA em Marketing pela FGV e especialização em Marketing Digital pela ESPM, além de sommelière pelo Instituto da Cerveja do Brasil. Acumula a experiência de 9 anos em comunicação na Globosat, sendo hoje responsável pela área digital dos Canais Adultos. Em paralelo, produz conteúdo cervejeiro desde 2013 através do seu blog, mídias sociais e YouTube.

Amanda Henriques - Editora do blog Maria Cevada, um dos principais portais cervejeiros do Brasil. É jornalista pela UFF com MBA em Marketing pela FGV e especialização em Marketing Digital pela ESPM, além de sommelière pelo Instituto da Cerveja do Brasil. Acumula a experiência de 9 anos em comunicação na Globosat, sendo hoje responsável pela área digital dos Canais Adultos. Em paralelo, produz conteúdo cervejeiro desde 2013 através do seu blog, mídias sociais e YouTube.

Bia Amorim - Sommelière de Cervejas certificada pela Doemens e formada em Hotelaria, com pós em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação. Trabalha na área gastronômica desde 2001, e atuou como Gestora de Marketing da Cervejaria Colorado. Possui experiência como professora em faculdade de Gastronomia e pelo Science of Beer, e hoje é fundadora da revista Farofa Magazine e da agência Por Obséquio. Também atua como guia etílica, palestrante e colunista da Mixology News e Papo de Homem.

Bia Amorim - Sommelière de Cervejas certificada pela Doemens e formada em Hotelaria, com pós em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação. Trabalha na área gastronômica desde 2001, e atuou como Gestora de Marketing da Cervejaria Colorado. Possui experiência como professora em faculdade de Gastronomia e pelo Science of Beer, e hoje é fundadora da revista Farofa Magazine e da agência Por Obséquio. Também atua como guia etílica, palestrante e colunista da Mixology News e Papo de Homem.


Ementa das Disciplinas

1 - O Universo das Cervejas Artesanais
• Cerveja Artesanal x Cerveja Mainstream
• A História da Cerveja
• Insumos Cervejeiros
• Processo de Produção
• Escolas Cervejeiras
• Estilos de Cerveja
• Degustação Guiada

2 - Mercado Cervejeiro
• Estrutura do Mercado Cervejeiro
• Canais de Distribuição
• O Mercado em Números: Crescimento e Declínio
• Fusões e Aquisições

3 - Introdução ao Marketing
• Conceitos de Marketing
• Planejamento Estratégico
• Comportamento do Consumidor
• Posicionamento e Branding
• Inbound Marketing

4 - Inovação em Negócios Cervejeiros
• Oceanos Azuis x Oceanos Vermelhos
• Design Thinking
• Como Estruturar o Modelo de Negócio

5 - Administração de Negócios Gastronômicos
• Conceitos de Administração
• Gestão de Pessoas em Ambiente Informal
• Gestão Financeira
• Quantificação de Investimentos & ROI
• Estratégias de Precificação
• Seleção de Carta de Cervejas
• Conceitos de Harmonização
• Degustação de Harmonizações

6 - Publicidade
• Conceitos de Publicidade
• Criação de Rótulos de Cerveja
• Concursos Cervejeiros
• Assessoria de Imprensa
• Canais de Comunicação
• Comunicação Integrada
 

7 - Marketing Digital
• Presença Digital
• E-mail Marketing
• Gerenciamento de Mídias Digitais
• Planejamento de Conteúdo
• Como Criar Anúncios no Facebook, Instagram e Google
• Rankeamento Orgânico do Google (SEO)
• YouTube Marketing
• Blogs e Influenciadores

8 - Organização de Eventos
• Tipos de Eventos Cervejeiros
• Planejamento e Execução de Eventos
• Equipe e Parcerias
• Divulgação de Eventos

9 - Lançamento no Mercado
• Como Abrir uma Microcervejaria
• Como Abrir um Bar ou Restaurante
• Como Abrir um Food Truck


Investimento

R$ 3.000,00 pelo PagSeguro (3x sem juros ou em até 12x com acréscimo) ou R$ 2.700,00 à vista (desconto de 10%)