marketing-cervejeiro-comunicacao-e-estrategia.png

Porto Alegre / RS

Período: 31 de julho a 5 de agosto de 2017 (6 dias)
Horário: 2ª a 6ª das 8h às 17h e sábado das 8h às 13h
Carga Horária: 45 horas
Local: Escola da Cerveja
Rua Dr. Mário Totta, 406
Porto Alegre - RS | CEP: 91920-130


Professores

Érica Barbosa - Formada em Marketing, com pós-graduação em Marketing Digital pela ESPM, formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review. Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau), certificada pela Doemens Akademie. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio e hoje é Gestora de inbound marketing no e-commerce The Beer Planet e proprietária do Marketing Cervejeiro.

Érica Barbosa - Formada em Marketing, com pós-graduação em Marketing Digital pela ESPM, formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review. Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau), certificada pela Doemens Akademie. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio e hoje é Gestora de inbound marketing no e-commerce The Beer Planet e proprietária do Marketing Cervejeiro.

Edson Carvalho - Editor do blog Viajante Cervejeiro, formado em Publicidade, pós-graduado em Marketing na Espanha e Sommelier de Cervejas pela ABS. Foi Gestor de Marketing na franquia Mestre-Cervejeiro.com de 2012 a 2014, quando iniciou sua viagem cervejeira. Durante sua saga pelo Brasil, pôde acompanhar na prática as ações que cervejarias e bares desenvolvem para atrair seus públicos. Hoje está escrevendo um livro sobre sua viagem cervejeira e é curador do clube Beer Flakes.

Edson Carvalho - Editor do blog Viajante Cervejeiro, formado em Publicidade, pós-graduado em Marketing na Espanha e Sommelier de Cervejas pela ABS. Foi Gestor de Marketing na franquia Mestre-Cervejeiro.com de 2012 a 2014, quando iniciou sua viagem cervejeira. Durante sua saga pelo Brasil, pôde acompanhar na prática as ações que cervejarias e bares desenvolvem para atrair seus públicos. Hoje está escrevendo um livro sobre sua viagem cervejeira e é curador do clube Beer Flakes.

Laura Aguiar - Engenheira de Alimentos pela UFRGS com pós em Marketing pela ESPM e em Gestão de Projetos pela FGV, Técnica Cervejeira pelo SENAI, Mestre Cervejeira pela University of California Davis (EUA) e Sommelière pela ESCM / Doemens Akademie. Trabalha desde 2007 na indústria cervejeira, onde já atuou em maltarias e cervejarias nas áreas de processo, qualidade e desenvolvimento. Hoje é Mestre Cervejeira da Ambev e professora do curso de Sommelier de Cervejas na Escola Superior de Cerveja e Malte.

Laura Aguiar - Engenheira de Alimentos pela UFRGS com pós em Marketing pela ESPM e em Gestão de Projetos pela FGV, Técnica Cervejeira pelo SENAI, Mestre Cervejeira pela University of California Davis (EUA) e Sommelière pela ESCM / Doemens Akademie. Trabalha desde 2007 na indústria cervejeira, onde já atuou em maltarias e cervejarias nas áreas de processo, qualidade e desenvolvimento. Hoje é Mestre Cervejeira da Ambev e professora do curso de Sommelier de Cervejas na Escola Superior de Cerveja e Malte.

Bento Ferreira - Publicitário, especialista em Marketing Digital, Homebrewer e Sommelier pelo Instituto da Cerveja e Academia Barbante, certificado pela Doemens Akademie. Trabalha com comunicação social há mais de 10 anos, sendo os 5 últimos com foco em criação de rótulos para cervejas artesanais. Hoje é sócio proprietário da Agência Alvo e professor na Escola da Cerveja, ambos em Porto Alegre - RS, além de palestrante e colunista da Revista Beer Art.

Bento Ferreira - Publicitário, especialista em Marketing Digital, Homebrewer e Sommelier pelo Instituto da Cerveja e Academia Barbante, certificado pela Doemens Akademie. Trabalha com comunicação social há mais de 10 anos, sendo os 5 últimos com foco em criação de rótulos para cervejas artesanais. Hoje é sócio proprietário da Agência Alvo e professor na Escola da Cerveja, ambos em Porto Alegre - RS, além de palestrante e colunista da Revista Beer Art.


Ementa das Disciplinas

1 - O Universo das Cervejas Artesanais
• Cerveja Artesanal x Cerveja Mainstream
• A História da Cerveja
• Insumos Cervejeiros
• Processo de Produção
• Escolas Cervejeiras
• Estilos de Cerveja
• Degustação Guiada

2 - Mercado Cervejeiro
• Estrutura do Mercado Cervejeiro
• Canais de Distribuição
• O Mercado em Números: Crescimento e Declínio
• Fusões e Aquisições

3 - Introdução ao Marketing
• Conceitos de Marketing
• Planejamento Estratégico
• Comportamento do Consumidor
• Posicionamento e Branding
• Inbound Marketing

4 - Inovação em Negócios Cervejeiros
• Oceanos Azuis x Oceanos Vermelhos
• Design Thinking
• Como Estruturar o Modelo de Negócio

5 - Administração de Negócios Gastronômicos
• Conceitos de Administração
• Gestão de Pessoas em Ambiente Informal
• Gestão Financeira
• Quantificação de Investimentos & ROI
• Estratégias de Precificação
• Seleção de Carta de Cervejas
• Conceitos de Harmonização
• Degustação de Harmonizações

6 - Publicidade
• Conceitos de Publicidade
• Criação de Rótulos de Cerveja
• Concursos Cervejeiros
• Assessoria de Imprensa
• Canais de Comunicação
• Comunicação Integrada
 

7 - Marketing Digital
• Presença Digital
• E-mail Marketing
• Gerenciamento de Mídias Digitais
• Planejamento de Conteúdo
• Como Criar Anúncios no Facebook, Instagram e Google
• Rankeamento Orgânico do Google (SEO)
• YouTube Marketing
• Blogs e Influenciadores

8 - Organização de Eventos
• Tipos de Eventos Cervejeiros
• Planejamento e Execução de Eventos
• Equipe e Parcerias
• Divulgação de Eventos

9 - Lançamento no Mercado
• Como Abrir uma Microcervejaria
• Como Abrir um Bar ou Restaurante
• Como Abrir um Food Truck