Florianópolis / SC

Período: 24 a 29 de setembro de 2018 (6 dias)
Horário: 2ª a 6ª das 9h às 18h e sábado das 9h às 14h
Carga Horária: 45 horas
Local: a confirmar


Professores

ÉRICA BARBOSA - FUNDADORA DO MARKETING CERVEJEIRO, É FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

ÉRICA BARBOSA - FUNDADORA DO MARKETING CERVEJEIRO, É FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

EDSON CARVALHO - EDITOR DO BLOG VIAJANTE CERVEJEIRO, FORMADO EM PUBLICIDADE, PÓS-GRADUADO EM MARKETING NA ESPANHA E SOMMELIER DE CERVEJAS PELA ABS. FOI GESTOR DE MARKETING NA FRANQUIA MESTRE-CERVEJEIRO.COM DE 2012 A 2014, QUANDO INICIOU SUA VIAGEM CERVEJEIRA. DURANTE SUA SAGA PELO BRASIL, PÔDE ACOMPANHAR NA PRÁTICA AS AÇÕES QUE CERVEJARIAS E BARES DESENVOLVEM PARA ATRAIR SEUS PÚBLICOS. HOJE ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO SOBRE SUA VIAGEM CERVEJEIRA E É CURADOR DO CLUBE BEER FLAKES.

EDSON CARVALHO - EDITOR DO BLOG VIAJANTE CERVEJEIRO, FORMADO EM PUBLICIDADE, PÓS-GRADUADO EM MARKETING NA ESPANHA E SOMMELIER DE CERVEJAS PELA ABS. FOI GESTOR DE MARKETING NA FRANQUIA MESTRE-CERVEJEIRO.COM DE 2012 A 2014, QUANDO INICIOU SUA VIAGEM CERVEJEIRA. DURANTE SUA SAGA PELO BRASIL, PÔDE ACOMPANHAR NA PRÁTICA AS AÇÕES QUE CERVEJARIAS E BARES DESENVOLVEM PARA ATRAIR SEUS PÚBLICOS. HOJE ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO SOBRE SUA VIAGEM CERVEJEIRA E É CURADOR DO CLUBE BEER FLAKES.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS A QUAL PROMOVE OS EVENTOS IPA DAY EM RIBEIRÃO PRETO E A PINT WITH THE QUEEN, EM SÃO PAULO.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS A QUAL PROMOVE OS EVENTOS IPA DAY EM RIBEIRÃO PRETO E A PINT WITH THE QUEEN, EM SÃO PAULO.

BENTO FERREIRA - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, HOMEBREWER E SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE, CERTIFICADO PELA DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ MAIS DE 10 ANOS, SENDO OS 5 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE - RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA REVISTA BEER ART.

BENTO FERREIRA - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, HOMEBREWER E SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE, CERTIFICADO PELA DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ MAIS DE 10 ANOS, SENDO OS 5 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE - RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA REVISTA BEER ART.


Ementa das Disciplinas

1 - O Universo das Cervejas Artesanais
• Cerveja Artesanal x Cerveja Mainstream
• A História da Cerveja
• Insumos Cervejeiros
• Processo de Produção
• Escolas Cervejeiras
• Estilos de Cerveja
• Degustação Guiada

2 - Mercado Cervejeiro
• Estrutura do Mercado Cervejeiro
• Canais de Distribuição
• O Mercado em Números: Crescimento e Declínio
• Fusões e Aquisições

3 - Introdução ao Marketing
• Conceitos de Marketing
• Planejamento Estratégico
• Comportamento do Consumidor
• Posicionamento e Branding
• Inbound Marketing

4 - Inovação em Negócios Cervejeiros
• Oceanos Azuis x Oceanos Vermelhos
• Design Thinking
• Como Estruturar o Modelo de Negócio

5 - Administração de Negócios Gastronômicos
• Conceitos de Administração
• Gestão de Pessoas em Ambiente Informal
• Gestão Financeira
• Quantificação de Investimentos & ROI
• Estratégias de Precificação
• Seleção de Carta de Cervejas
• Conceitos de Harmonização
• Degustação de Harmonizações

6 - Publicidade
• Conceitos de Publicidade
• Criação de Rótulos de Cerveja
• Concursos Cervejeiros
• Assessoria de Imprensa
• Canais de Comunicação
• Comunicação Integrada
 

7 - Marketing Digital
• Presença Digital
• E-mail Marketing
• Gerenciamento de Mídias Digitais
• Planejamento de Conteúdo
• Como Criar Anúncios no Facebook, Instagram e Google
• Rankeamento Orgânico do Google (SEO)
• YouTube Marketing
• Blogs e Influenciadores

8 - Organização de Eventos
• Tipos de Eventos Cervejeiros
• Planejamento e Execução de Eventos
• Equipe e Parcerias
• Divulgação de Eventos

9 - Lançamento no Mercado
• Como Abrir uma Microcervejaria
• Como Abrir um Bar ou Restaurante
• Como Abrir um Food Truck


Investimento:

R$ 3.000,00 pelo PagSeguro (em 3x sem juros ou até 12x com acréscimo) ou R$ 2.700,00 por depósito  (10% de desconto à vista)