Belo Horizonte / MG

Período: 12 a 17 de março de 2018 (6 dias)
Horário: 2ª a 6ª das 9h às 18h e sábado das 9h às 14h
Carga Horária: 45 horas
Local: a confirmar


Professores

ÉRICA BARBOSA - FUNDADORA DO MARKETING CERVEJEIRO, É FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

ÉRICA BARBOSA - FUNDADORA DO MARKETING CERVEJEIRO, É FORMADA EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, CERTIFICADA PELA DOEMENS AKADEMIE. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RIO E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS A QUAL PROMOVE OS EVENTOS IPA DAY EM RIBEIRÃO PRETO E A PINT WITH THE QUEEN, EM SÃO PAULO.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO DA CERVEJARIA WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS A QUAL PROMOVE OS EVENTOS IPA DAY EM RIBEIRÃO PRETO E A PINT WITH THE QUEEN, EM SÃO PAULO.

LAURA AGUIAR - ENGENHEIRA DE ALIMENTOS PELA UFRGS COM PÓS EM MARKETING PELA ESPM E EM GESTÃO DE PROJETOS PELA FGV, TÉCNICA CERVEJEIRA PELO SENAI, MESTRE CERVEJEIRA PELA UNIVERSITY OF CALIFORNIA DAVIS (EUA) E SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA DESDE 2007 NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA, ONDE JÁ ATUOU EM MALTARIAS E CERVEJARIAS NAS ÁREAS DE PROCESSO, QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO. HOJE É MESTRE CERVEJEIRA DA AMBEV.

LAURA AGUIAR - ENGENHEIRA DE ALIMENTOS PELA UFRGS COM PÓS EM MARKETING PELA ESPM E EM GESTÃO DE PROJETOS PELA FGV, TÉCNICA CERVEJEIRA PELO SENAI, MESTRE CERVEJEIRA PELA UNIVERSITY OF CALIFORNIA DAVIS (EUA) E SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS AKADEMIE. TRABALHA DESDE 2007 NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA, ONDE JÁ ATUOU EM MALTARIAS E CERVEJARIAS NAS ÁREAS DE PROCESSO, QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO. HOJE É MESTRE CERVEJEIRA DA AMBEV.

DOUGLAS ISSA - PUBLICITÁRIO COM MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA, HOMEBREWER E BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA BRASIL. É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA DE PROPAGANDA COLETIVO RAIZ, ONDE ATUA COMO DESIGNER DE RÓTULOS, CONSULTOR DE COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS CERVEJEIROS E PALESTRANTE. FOI ALUNO DO MARKETING CERVEJEIRO, ONDE DESENVOLVEU O PROJETO DA CASA ORC E INAUGUROU SEU 2º EMPREENDIMENTO, UM ESPAÇO DE COWORKING ASSOCIADO A UM BAR, QUE TEM OBJETIVO DE FOMENTAR A CULTURA COLABORATIVA.

DOUGLAS ISSA - PUBLICITÁRIO COM MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA, HOMEBREWER E BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA BRASIL. É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA DE PROPAGANDA COLETIVO RAIZ, ONDE ATUA COMO DESIGNER DE RÓTULOS, CONSULTOR DE COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS CERVEJEIROS E PALESTRANTE. FOI ALUNO DO MARKETING CERVEJEIRO, ONDE DESENVOLVEU O PROJETO DA CASA ORC E INAUGUROU SEU 2º EMPREENDIMENTO, UM ESPAÇO DE COWORKING ASSOCIADO A UM BAR, QUE TEM OBJETIVO DE FOMENTAR A CULTURA COLABORATIVA.


Ementa das Disciplinas

1 - O Universo das Cervejas Artesanais
• Cerveja Artesanal x Cerveja Mainstream
• A História da Cerveja
• Insumos Cervejeiros
• Processo de Produção
• Escolas Cervejeiras
• Estilos de Cerveja
• Degustação Guiada

2 - Mercado Cervejeiro
• Estrutura do Mercado Cervejeiro
• Canais de Distribuição
• O Mercado em Números: Crescimento e Declínio
• Fusões e Aquisições

3 - Introdução ao Marketing
• Conceitos de Marketing
• Planejamento Estratégico
• Comportamento do Consumidor
• Posicionamento e Branding
• Inbound Marketing

4 - Inovação em Negócios Cervejeiros
• Oceanos Azuis x Oceanos Vermelhos
• Design Thinking
• Como Estruturar o Modelo de Negócio

5 - Administração de Negócios Gastronômicos
• Conceitos de Administração
• Gestão de Pessoas em Ambiente Informal
• Gestão Financeira
• Quantificação de Investimentos & ROI
• Estratégias de Precificação
• Seleção de Carta de Cervejas
• Conceitos de Harmonização
• Degustação de Harmonizações

6 - Publicidade
• Conceitos de Publicidade
• Criação de Rótulos de Cerveja
• Concursos Cervejeiros
• Assessoria de Imprensa
• Canais de Comunicação
• Comunicação Integrada
 

7 - Marketing Digital
• Presença Digital
• E-mail Marketing
• Gerenciamento de Mídias Digitais
• Planejamento de Conteúdo
• Como Criar Anúncios no Facebook, Instagram e Google
• Rankeamento Orgânico do Google (SEO)
• YouTube Marketing
• Blogs e Influenciadores

8 - Organização de Eventos
• Tipos de Eventos Cervejeiros
• Planejamento e Execução de Eventos
• Equipe e Parcerias
• Divulgação de Eventos

9 - Lançamento no Mercado
• Como Abrir uma Microcervejaria
• Como Abrir um Bar ou Restaurante
• Como Abrir um Food Truck


Investimento:

R$ 3.000,00 pelo PagSeguro (em 3x sem juros ou até 12x com acréscimo) ou R$ 2.700,00 por depósito  (10% de desconto à vista)