Curso Marketing de Cerveja:
Comunicação e Estratégia para Negócios Cervejeiros

 

Turmas em 2019

Neste ano ainda teremos 4 edições do curso Marketing de Cerveja com aulas presenciais. Escolha uma das turmas abaixo e clique em “saiba mais” para conferir as informações completas:

 

São Paulo/SP

24 a 28 de junho de 2019
(Intensivo)

Petrópolis/RJ

22 a 26 de julho de 2019
(Intensivo)

 

Curitiba/PR

07 a 11 de outubro de 2019
(Intensivo)

Rio de Janeiro/RJ

21 de outubro a 07 de novembro de 2019
(Noturno)

 

Edições anteriores - 2017 a 2019

 

Rio de Janeiro/RJ

13 a 31 de março de 2017
[1ª edição]

Porto Alegre/RS

31 de julho a 5 de agosto de 2017
[2ª edição]

Rio de Janeiro/RJ

21 a 31 de agosto de 2017
[3ª edição]

Ribeirão Preto/SP

6 a 11 de novembro de 2017
[4ª edição]

Rio de Janeiro/RJ

30 de abril a 17 de maio de 2018
[5ª edição]

Brasília/DF

21 a 26 de maio de 2018
[6ª edição]

Rio de Janeiro/RJ

23 de julho a 02 de agosto de 2018
[7ª edição]

São Paulo/SP

20 a 25 de agosto de 2018
[8ª edição]

Rio de Janeiro/RJ

6 de outubro a 11 de novembro de 2018
[9ª edição]

Florianópolis/SC

03 a 15 de dezembro de 2018
[10ª edição]

Porto Alegre/RS

25 a 29 de março de 2019
[11ª edição]

 

Professores:

ÉRICA BARBOSA  -   Bacharel EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS, MESTRE EM ESTILOS PELO ICB, cervejeira pelo Science of Beer e bartender pelo Senac. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RJ E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET. fundadora do Marketing Cervejeiro, onde hoje é diretora e professora.

ÉRICA BARBOSA - Bacharel EM MARKETING COM PÓS EM MARKETING DIGITAL PELA ESPM, FORMAÇÃO EXECUTIVA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA FGV, EXTENSÃO EM JORNALISMO GASTRONÔMICO PELA FACHA E PROGRAMA DO HARVARD BUSINESS REVIEW. SOMMELIÈRE PELA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE / DOEMENS, MESTRE EM ESTILOS PELO ICB, cervejeira pelo Science of Beer e bartender pelo Senac. FOI SUPERVISORA DE MARKETING NA MAIOR DISTRIBUIDORA DE CERVEJAS ARTESANAIS DO RJ E GESTORA DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE THE BEER PLANET. fundadora do Marketing Cervejeiro, onde hoje é diretora e professora.

RAFA MOSCHETTA  - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO do brewpub WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS O QUAL PROMOVE O EVENTO IPA DAY BRASIL EM RIBEIRÃO PRETO e agora também em São Paulo.

RAFA MOSCHETTA - FORMADO EM DESENHO INDUSTRIAL, PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM E SOMMELIER DE CERVEJA CERTIFICADO PELA DOEMENS. INGRESSOU NO MERCADO CERVEJEIRO EM 2011, QUANDO ATUOU COMO GESTOR DE MARKETING DA CERVEJARIA COLORADO POR CERCA DE 3 ANOS. HOJE É PROPRIETÁRIO do brewpub WEIRD BARREL BREWING CO. E DA ACADEMIA DE IDEIAS CERVEJEIRAS, ESTÚDIO DE CONSULTORIA PARA CERVEJARIAS O QUAL PROMOVE O EVENTO IPA DAY BRASIL EM RIBEIRÃO PRETO e agora também em São Paulo.

Luana Cloper  - Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM-RJ. Tem formação em Management pelo IBMEC-RJ e como beer Sommelière pelo Instituto da Cerveja Brasil. Atua no segmento de eventos há 12 anos e desde 2015 está à frente do Mondial de la Bière Rio e São Paulo, da Brasil Brau e do Sirha, sendo responsável pelo segmento de eventos de Alimentos & Bebidas da GL events Exhibitions.

Luana Cloper - Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM-RJ. Tem formação em Management pelo IBMEC-RJ e como beer Sommelière pelo Instituto da Cerveja Brasil. Atua no segmento de eventos há 12 anos e desde 2015 está à frente do Mondial de la Bière Rio e São Paulo, da Brasil Brau e do Sirha, sendo responsável pelo segmento de eventos de Alimentos & Bebidas da GL events Exhibitions.

BENTO FERREIRA  - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE / DOEMENS AKADEMIE, HOMEBREWER e sommelier de vinhos pela ABS-SP. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ 13 ANOS, SENDO OS 7 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE/RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA BEER ART.

BENTO FERREIRA - PUBLICITÁRIO, ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, BEER SOMMELIER PELO INSTITUTO DA CERVEJA E ACADEMIA BARBANTE / DOEMENS AKADEMIE, HOMEBREWER e sommelier de vinhos pela ABS-SP. TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ 13 ANOS, SENDO OS 7 ÚLTIMOS COM FOCO EM CRIAÇÃO DE RÓTULOS PARA CERVEJAS ARTESANAIS. HOJE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA AGÊNCIA ALVO E PROFESSOR NA ESCOLA DA CERVEJA, AMBOS EM PORTO ALEGRE/RS, ALÉM DE PALESTRANTE E COLUNISTA DA BEER ART.

BIA AMORIM  - FORMADA EM HOTELARIA COM PÓS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO, SOMMELIÈRE de Cervejas PELA DOEMENS e barista. TRABALHA com gastronomia DESDE 2001 E ATUOU COMO GESTORA DE EVENTOS DA COLORADO. já ministrou aulas EM FACULDADE DE GASTRONOMIA E HOJE É FUNDADORA DA REVISTA FAROFA MAGAZINE E DA AGÊNCIA POR OBSÉQUIO, JURADA NO REALITY EISENBAHN MESTRE CERVEJEIRO, professora convidada da escola superior de cerveja e malte, COLUNISTA DA Rádio CBN Ribeirão e nos portais MIXOLOGY NEWS E PAPO DE HOMEM.

BIA AMORIM - FORMADA EM HOTELARIA COM PÓS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO, SOMMELIÈRE de Cervejas PELA DOEMENS e barista. TRABALHA com gastronomia DESDE 2001 E ATUOU COMO GESTORA DE EVENTOS DA COLORADO. já ministrou aulas EM FACULDADE DE GASTRONOMIA E HOJE É FUNDADORA DA REVISTA FAROFA MAGAZINE E DA AGÊNCIA POR OBSÉQUIO, JURADA NO REALITY EISENBAHN MESTRE CERVEJEIRO, professora convidada da escola superior de cerveja e malte, COLUNISTA DA Rádio CBN Ribeirão e nos portais MIXOLOGY NEWS E PAPO DE HOMEM.

Léo GIL -  FORMADO EM PUBLICIDADE PELA PUC-RIO COM EXTENSÃO EM MARKETING PELa COPPEAD/UFRJ. SÓCIO FUNDADOR DA CERVEJARIA CARIOCA THREE MONKEYS BEER, ONDE É RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO. TAMBÉM É DIRETOR DE MARKETING DA AMACERVA-RJ (ASSOCIAÇÃO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS DO RIO DE JANEIRO), QUE VISA REPRESENTAR OS INTERESSES COMERCIAIS, ECONÔMICOS E REGULATÓRIOS DO SETOR NO ESTADO DO RIO.

Léo GIL - FORMADO EM PUBLICIDADE PELA PUC-RIO COM EXTENSÃO EM MARKETING PELa COPPEAD/UFRJ. SÓCIO FUNDADOR DA CERVEJARIA CARIOCA THREE MONKEYS BEER, ONDE É RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO. TAMBÉM É DIRETOR DE MARKETING DA AMACERVA-RJ (ASSOCIAÇÃO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS DO RIO DE JANEIRO), QUE VISA REPRESENTAR OS INTERESSES COMERCIAIS, ECONÔMICOS E REGULATÓRIOS DO SETOR NO ESTADO DO RIO.

Depoimentos:

Foi uma experiência única! As aulas são extremamente dinâmicas e com todos os temas muito bem abordados pelos professores, que também merecem um elogio à parte. Todos bem capacitados e com uma facilidade de transmitir seus conhecimentos e experiências do mercado cervejeiro de uma forma objetiva. Super recomendo a todos que querem adentrar ao mercado com uma visão mais ampla e moderna.
— Lucas Santos, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
A atenção e dedicação que a Érica transparece faz com que nós alunos nos dediquemos de forma ampla, tentando acertar ao máximo no projeto final. A participação de outros palestrantes envolve mais ainda nossa atenção. Saímos praticamente com o projeto pronto, bastando apenas ajustar e pôr em prática. Parabéns à Érica e ao grande projeto do Marketing Cervejeiro. Que cresça cada vez mais nosso universo cervejeiro.
— Samir Costa, Uberaba/MG (aluno da 4ª turma, em Ribeirão Preto)
Um dos melhores que fiz! Ótimo curso e me abriu muitas portas. Vale demais o investimento!
— Jéssica Lopes, Pelotas/RS (aluna da 2ª turma, em Porto Alegre)
Curso excelente, com uma boa mescla de características que garantem seu sucesso: organização, didática, conteúdo abrangente e atualizado focado no mundo cervejeiro, atividades dentro e fora de sala de aula, professores convidados referências no mercado cervejeiro e exercícios em grupo que garantem sinergia e troca de experiências entre os alunos do curso.
— Jorge Heraldo, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 3ª turma, no Rio de Janeiro)
Professores de alto padrão, conteúdo relevante, detalhes importantes sobre marketing, novas metodologias aplicadas ao mercado, material didático de fácil consulta e muitas novidades para o universo cervejeiro. Fiz bons amigos e conheci grandes pessoas no curso de Marketing Cervejeiro. Já estou aplicando tudo o que aprendi em novos projetos. Parabéns, Érica!
— Douglas Issa, Pedro Leopoldo/MG (aluno da 3ª turma, no Rio de Janeiro)
O curso foi maravilhoso! Trabalho de ótima qualidade, conteúdo excepcional e super bem organizado. Estou muito feliz, pois foi além das minhas expectativas. Parabéns pelo trabalho e dedicação.
— Luciana Góes, Rio de Janeiro/RJ (aluna da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
Excelente! Já tinha feito outros cursos do universo cervejeiro, mas nunca algum que abordasse a perspectiva do marketing. O comprometimento da Érica em criar o curso e selecionar os professores com certeza foi algo que ficou evidente durante as aulas. Recomendo muito!
— João Gabriel Muniz, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
O curso é ótimo! Tem um formato bem intensivo, dinâmico, com um excelente conteúdo e transmitido por profissionais de primeira. Com certeza te ajuda a ver o mercado cervejeiro de diferentes pontos, seja como cervejaria, bar, e-commerce... Só tenho a agradecer.
— Vitor Callado, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
Sou do interior de São Paulo, de uma cidade chamada Itapira, e vim para o Rio fazer o curso do Marketing Cervejeiro. Valeu muito a pena, tenho certeza que vou ter ótimos resultados daqui pra frente!
— Matheus Bosso, Itapira/SP (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
Este curso me proporcionou uma completa imersão no mundo cervejeiro. Profissionais extremamente competentes, superou todas as minhas expectativas! Estou muito segura em aplicar tudo o que eu aprendi neste curso tão dinâmico, tenho certeza que terei excelentes resultados.
— Alessandra Rohr, Rio de Janeiro/RJ (aluna da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
O formato do curso é ótimo! Defino como dinâmico, agressivo e focado em resultado, tudo isso voltado para o mercado cervejeiro. Hoje me sinto mais preparado para seguir com o meu projeto de cervejaria cigana. Agradeço à ótima equipe de professores (Érica, Padilha, Bento e Amanda).
— Fabio Oliveira, Rio de Janeiro/RJ (aluno da 1ª turma, no Rio de Janeiro)
O curso é maravilhoso! Foi uma semana de imersão ao conhecimento, com professores ótimos e aula super dinâmica. Saí do curso querendo aplicar tudo que aprendi, super indico!
— Nilana Rodrigues, Florianópolis/SC (aluna da 2ª turma, em Porto Alegre)